Magic Mouse A1657 não funciona após atualização para macOS 27.0 Golden Gate

Magic Mouse A1657 conecta, mas não funciona após atualização para macOS 27.0 Golden Gate (26A428)

Olá,

Gostaria de relatar um problema com meu Apple Magic Mouse A1657 (Lightning) que começou imediatamente após a atualização para o macOS 27.0 Golden Gate .

Antes da atualização, o mesmo Magic Mouse funcionava normalmente no macOS Tahoe. Após instalar o Golden Gate, o mouse continua sendo reconhecido pelo sistema e aparece como conectado via Bluetooth, com 100% de bateria , porém:

• o cursor não se movimenta;
  • os cliques não respondem;
  • a rolagem e os gestos não funcionam.

O problema não parece ser uma simples falha de pareamento. Já realizei vários testes, incluindo desligar e ligar o mouse, remover e refazer o pareamento, conectar o Magic Mouse ao Mac pelo cabo Lightning, reiniciar o Bluetooth e iniciar o macOS em Modo Seguro . O comportamento permanece o mesmo.

Também consegui reproduzir o problema em mais de um Mac atualizado para o Golden Gate , enquanto esse mesmo mouse funcionava normalmente antes da atualização.

Informações do sistema:

Rato Mágico

• Modelo: Apple Magic Mouse A1657 / Lightning
  • ID do fornecedor: 0x004C
  • ID do produto: 0x0269 (617)
  • Firmware: 1.9.2
  • Bluetooth: conectado
  • Bateria: 100%

macOS

• Nome do produto: macOS
  • Versão do produto: 27.0
  • Versão da compilação: 26A428

Fiz também alguns diagnósticos pelo Terminal. O macOS detecta corretamente o dispositivo no subsistema HID, e o driver específico aparece carregado e ativo:

AppleMultitouchMouseHIDEventDriver — registrado, correspondente, ativo

O dispositivo também aparece no hidutil com AppleDeviceManagementHIDEventService e interfaces IOHIDUserDevice.

Portanto, aparentemente o Bluetooth consegue conectar o Magic Mouse e o macOS regularmente ao dispositivo e associar o driver correspondente, mas o mouse deixa de funcionar como dispositivo apontador.

Como o problema começou somente após a atualização para o macOS 27.0 Golden Gate (26A428) e foi apresentado em mais de um Mac atualizado, gostaria de saber se outros usuários do Magic Mouse A1657/Lightning estão enfrentando o mesmo comportamento e se a Apple já está investigando uma possível incompatibilidade ou regressão nesta versão do macOS.

Se necessário, posso fornecer os resultados completos de ioreg, hidutil, logs do Bluetooth e demais diagnósticos realizados.

Obrigado.

Posted on Sep 16, 2026 6:20 AM

Reply
11 replies

Sep 18, 2026 12:33 PM in response to winnikes

Também tenho um mouse do mesmo modelo que o seu. A principio achei que o problema pudesse estar no mouse, mas ao testar em outro MacBook com versão anterior do SO ele funciona normalmente.

Eu cheguei a reportar o problema no assistente de feedback e a Apple respondeu no dia 03/09 que a última atualização talvez resolvesse o problema, mas não resolveu.

Já tentei todos os procedimentos possíveis e não adiantou.

Ainda estou aguardando um feedback e buscando uma solução, mas por enquanto estou sem poder usar o mouse e tendo que me virar com um mouse paralelo, velho e capenga que estava jogado aqui na gaveta.

Oct 2, 2026 3:55 AM in response to winnikes

Atualização — macOS 27.0.1 não resolveu o problema do Magic Mouse A1657

Olá,

Gostaria de atualizar este relato. A Apple disponibilizou a atualização para o macOS 27.0.1 Golden Gate e realizei a instalação na expectativa de que o problema com o Magic Mouse A1657 (Lightning) fosse corrigido. Infelizmente, mesmo após a atualização, o problema permanece exatamente o mesmo.

O Magic Mouse continua sendo reconhecido pelo sistema e aparece como conectado via Bluetooth, porém o cursor não se movimenta e os cliques e gestos não funcionam. Também já removi o dispositivo do Bluetooth e realizei um novo emparelhamento, sem sucesso.

Sou usuário assíduo dos produtos Apple há muitos anos e sempre valorizei a marca justamente pela qualidade, confiabilidade, integração entre hardware e software e pelo suporte oferecido aos seus usuários. Por isso, esta é uma situação que me causa bastante frustração e preocupação.

No Brasil, os produtos Apple possuem um custo bastante elevado, e a decisão de investir nesse ecossistema está diretamente relacionada à expectativa de qualidade e confiabilidade. No meu caso, o Magic Mouse não é apenas um acessório de uso ocasional: é uma ferramenta que utilizo diariamente no meu trabalho, e estou há um período considerável impossibilitado de utilizá-lo devido a um problema que começou imediatamente após uma atualização do próprio macOS.

Entendo que problemas de software podem acontecer. O que considero importante é que, quando uma atualização provoca uma incompatibilidade com um dispositivo da própria Apple que funcionava normalmente antes dela, exista uma solução rápida para que o usuário não fique sem uma ferramenta necessária para seu trabalho.

Inclusive, já entrei em contato com o Suporte Apple e relatei todos os testes realizados. Considerando que o problema continua mesmo após o macOS 27.0.1, acredito que a Apple deveria avaliar uma solução concreta para os usuários afetados, inclusive a possibilidade de substituição do Magic Mouse enquanto não houver uma correção definitiva, quando aplicável.

Como comparação de experiência de atendimento ao consumidor, tive anteriormente um problema com um dispositivo Amazon Alexa após uma atualização que impediu sua conexão à internet. Após a análise do caso, a Amazon realizou a substituição do equipamento. Esse tipo de postura transmite segurança ao consumidor porque ele percebe que a empresa assume a responsabilidade por encontrar uma solução quando uma atualização compromete o funcionamento do produto.

Espero sinceramente uma postura semelhante da Apple. Não considero adequado que o consumidor fique sem conseguir utilizar um produto que funcionava normalmente antes de uma atualização do sistema, especialmente por semanas, sem uma solução definitiva.

Continuo admirando os produtos Apple e justamente por confiar na qualidade da marca espero que este caso receba a atenção necessária. Mais do que uma correção técnica, acredito que é importante preservar a confiança de quem investe no ecossistema Apple e depende desses equipamentos profissionalmente.

Caso a Apple necessite, continuo à disposição para fornecer logs, diagnósticos, informações do sistema e os demais testes realizados.

Obrigado.

Oct 5, 2026 4:33 AM in response to winnikes

Sinceramente, estou muito decepcionado e insatisfeito com a Apple diante dessa situação.

O que mais incomoda não é somente o problema com o Magic Mouse, mas a falta de uma resposta realmente efetiva e a sensação de que o problema não está sendo tratado com a seriedade que deveria.

Estamos falando de um produto premium, vendido como parte de uma experiência diferenciada. Pagamos caro justamente esperando qualidade, confiabilidade e, principalmente, que o produto funcione plenamente dentro do ecossistema da própria Apple.

No entanto, quando uma falha impede o uso adequado do mouse e de suas principais funcionalidades, quem acaba prejudicado é o cliente. E é muito frustrante ter um produto caro nas mãos e não conseguir utilizá-lo como deveria.

Já fiz tudo o que estava ao meu alcance para tentar resolver a situação e, mesmo assim, continuo sem uma solução. O resultado é que preciso recorrer a um mouse comum e antigo, enquanto um produto da Apple **** praticamente inutilizado.

O mais decepcionante é a sensação de que estamos sendo deixados de lado. A Apple construiu uma reputação justamente em torno da qualidade dos seus produtos e da experiência do cliente. Por isso, quando algo assim acontece, a expectativa é de que a empresa se mobilize para encontrar uma solução — e não que o cliente fique simplesmente esperando.

Espero, sinceramente, que a Apple tenha sensibilidade para perceber a gravidade dessa situação e trate esse problema com a prioridade que ele merece.

Não deveria ser necessário insistir, reclamar e demonstrar toda essa frustração para conseguir atenção. O mínimo que esperamos é que um produto pelo qual pagamos caro funcione corretamente e que, quando isso não acontecer, a Apple esteja ao lado do cliente para resolver.

Neste momento, **** uma sensação muito ruim de decepção com a marca. E espero que isso mude com uma solução concreta.

Magic Mouse A1657 não funciona após atualização para macOS 27.0 Golden Gate

Welcome to Apple Support Community
A forum where Apple customers help each other with their products. Get started with your Apple Account.